Acórdão nº 0722/13 de Supremo Tribunal Administrativo (Portugal), 12 de Setembro de 2013

Magistrado ResponsávelCOSTA REIS
Data da Resolução12 de Setembro de 2013
EmissorSupremo Tribunal Administrativo (Portugal)

ACORDAM NA SECÇÃO DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO DO STA: 1.

A Junta de Freguesia de Condeixa-a-Velha requereu, contra a Assembleia da República da República e a Câmara Municipal do Cartaxo, a suspensão de eficácia do acto administrativo que considerou existir nas disposições da Lei 11-A/2013.

Por despacho do Relator essa pretensão foi liminarmente indeferida e a Requerente condenada nas custas por ter sido entendido que o que se pedia era “a suspensão de eficácia de um acto político-legislativo destinado a reconfigurar em termos gerais e nacionais o mapa territorial autárquico e que as normas nele inseridas não traduzem a prática de qualquer acto administrativo, pelo que a propositura desta providência constitui uma tentativa de interferência (não permitida) no processo legislativo.” A Requerente reclamou da sua condenação nas custas sustentando que, encontrando-se a defender os direitos fundamentais dos seus fregueses e o direito à sua própria existência, estaria isenta daquele pagamento.

Sem sucesso já que, por despacho de fls. 66, aquela reclamação foi indeferida.

Inconformada, vem, apresentar novo requerimento onde expõe as razões pelas quais entende estar isenta desse pagamento e requer o reconhecimento dessa isenção.

Todavia, do despacho do Relator cabe reclamação para a Conferência e não nova reclamação para o Relator. Por ser assim tal lapso foi oficiosamente corrigido convolando-se essa reclamação em reclamação para a Conferência.

Cumpre, pois, conhecer da pretensão da Reclamante.

  1. Conforme se afirmou no despacho sob censura, a questão da isenção de custas das freguesias que litigam com os propósitos da Reclamante foi, inicialmente, apreciada neste Supremo Tribunal de forma divergente existindo decisões no sentido por ela defendido.

Todavia, essa controvérsia foi superada tendo-se uniformizado jurisprudência no sentido de considerar que aquelas freguesias ao formularem pedidos assimiláveis aos formulados nestes autos não actuavam em defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos seus fregueses, nem de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT