Acórdão nº 01065/05 de Supremo Tribunal Administrativo (Portugal), 12 de Julho de 2006

Magistrado ResponsávelJOÃO BELCHIOR
Data da Resolução12 de Julho de 2006
EmissorSupremo Tribunal Administrativo (Portugal)

Acordam em conferência no Pleno da Secção de Contencioso Administrativo do Supremo Tribunal Administrativo (STA): I. Relatório.

A…, com os sinais dos autos, notificado do acórdão proferido a 29 de Março de 2006 (cf. fls. 689-715), com invocação dos artºs 666º, nº 2, 667º, nº 1 e 669º, nº 1, alínea a), todos do CPC, vem requerer a rectificação/aclaração do referido acórdão.

  1. Para tanto começa por transcrever o seguinte trecho daquele acórdão: "Analisando os acórdãos em presença, constata-se assim que para o acórdão recorrido, a mera dúvida sobre a validade do despacho 867/03 (traduzida na aludida polémica instalada sobre a sua validade) é suficiente para afastar a probabilidade da procedência da pretensão do interessado na acção principal, e bem assim para que se não considere como verificado o critério de decisão fumus boni juris requerido pela citada alínea c) do nº 1 do artº 120º do CPTA.

    Mas, para o acórdão recorrido, nenhuma pronúncia expressa se antolha sobre o tema. Isto é, em nenhum ponto do seu discurso fundamentador se vê expendido o que entende como suficiente para que se dê como (in)verificado aquele requisito, face ao tipo de invocação que estava em causa. A tal respeito apenas é lícito lobrigar a asserção, "não incumbe à recorrente avaliar se se verifica ou não a inexistência de inconveniente para o serviço, mas sim à entidade que a emite", inserida no já transcrito trecho".

  2. Segundo o requerente, a aludida expressão "Mas para o acórdão recorrido", "bem como o parágrafo onde se insere, derivou de, eventual, lapso de escrita".

    "É que tal expressão", prossegue o requerente, "surge fora do contexto, pois atento ao teor dos parágrafos citados tal expressão só faz sentido se com a expressão "Mas para o acórdão recorrido" se quisesse dizer "Mas para o acórdão fundamento", Sem o que, ainda segundo o requerente, se estaria perante uma obscuridade que importaria esclarecer/rectificar, por não ter qualquer sentido a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT